BIOQUÍMICA


Sabemos que o carbono é um importante constituinte da matéria orgânica. No ciclo desse elemento, o gás carbônico é fixado pelos organismos fotossintetizantes e adquirido pelos animais por intermédio:


do processo de decomposição.


do processo de nutrição.


do processo de excreção.


do processo de respiração.


A Figura 1 abaixo representa a variação de energia ao longo do desenvolvimento de uma reação.Considere as afirmativas sobre o mecanismo de funcionamento das enzimas. Considere as afirmações abaixo baseadas na figura e julgue-as em verdadeiras ou falsas. Escolha a opção correta.

Figura 1: Variação da energia ao longo do desenvolvimento de uma reação.

Fonte: Acervo EAD – Uniube.

(___) Para uma molécula “A” se transformar em outra “B”, é necessário que ela adquira uma quantidade de energia (energia de ativação) para elevá-la a um estado de excitação denominado “estado de transição”. Como pode ser observado na Figura 1 acima.

(___) Numa reação catalisada por enzima, a Energia de Ativação (EA) é maior do que na mesma reação não catalisada.

(___) A maioria das enzimas funciona em condições fisiológicas de temperatura. Para a maioria dos seres vivos, isso significa algo ao redor de 50 -60°C.

(___) As enzimas possuem um pH ideal de funcionamento. Acima desse valor ou abaixo dele, a atividade da enzima é aumentada e, em ambos os casos, pode ocorrer desnaturação.

(___) Quanto ao efeito da concentração de substrato, este ao ser aumentado, faz com que a velocidade diminua, a princípio rapidamente e depois mais lentamente, quase a ponto de atingir um platô. Esse momento é denominado “velocidade máxima”.

 

 

 


V, F, F, F, F.


F,  F, F, F, V.


F, V, F, F, F.


V, V, V, V, V.


F, F, F, F, F.

Pesquisadores isolaram duas enzimas que atuam no sistema digestório de cnidários e, sem saber qual seria mais eficiente na sua nutrição, usaram a “constante de Michaelis-Menten”, também conhecida KM. A enzima A apresentou um KM 04 vezes maior que o KM da enzima B. Com os dados adquiridos, marque a alternativa correta. 


A enzima A atinge metade da velocidade máxima com 04vezes menos alimento que a enzima B. 


A enzima B atinge metade da velocidade máxima com 04vezes menos alimento que a enzima A.


A quantidade de alimento não interfere na velocidade da digestão, e sim a especificidade da enzima. 


A enzima A e B atingem metade da velocidade máxima concomitantemente. 


A especificidade da enzima não interfere na velocidade da digestão, e sim a quantidade de alimento.

A água apresenta inúmeras propriedades que são fundamentais para os seres vivos. Qual, dentre as características a seguir relacionadas, é uma afirmação correta em relação a água?

 


 

Moléculas polares ou íons encontram dificuldades de solubilizar neste líquido tão abundante nas células.

 


 

Nos seres vivos, esta água está presente em maiores proporções durante o período do envelhecimento.

 


 

Pelas suas características químicas a molécula da água apresenta dificuldade de interagir com um grande número de moléculas presentes em nossos sistemas biológicos.

 


 

nda


Por possuir um forte caráter polar, a água consegue interagir com uma variedade de outras moléculas, tais como íons carregados negativa ou positivamente.

 

Segundo as afirmações abaixo, assinale a correta: 

I. Celulose, amido e glicogênio são polissacarídeos constituídos por moléculas de glicose unidas por ligações glicosídicas. 

II. O amido e o glicogênio são açúcares de reserva encontrados em tecidos vegetais e animais, respectivamente, enquanto que a celulose é o elemento estrutural de paredes celulares. 

III. Embora a celulose seja mais abundante em nosso planeta, apenas algumas espécies e fungos, bactérias e protozoários conseguem digeri-la. 


I e a II estão corretas.


Nenhuma alternativa está correta. 


Todas estão corretas. 


II e a III estão corretas. 


Somente a I está correta. 

É a qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir de material inorgânico, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese. Assinale a resposta certa: 


Autotrófico 


Heterotrófico 


Autofágico


Probiótico 


Quimiotrófico 

 Certas bactérias sintetizam seu material orgânico a partir de CO2 e H2O sem utilizar a energia luminosa. Eles utilizam a energia química proveniente da oxidação de compostos inorgânicos. Realizam este processo alguns grupos de bactérias autótrofas como as sulfobactérias, as ferrobactérias e as nitrobactérias. Qual é o processo supracitado? 


Autossínte 


Biossíntese 


Quimiossíntese 


Fotossíntese 


Glicossíntese 

Desde os mais primórdios tempos, o Homem sempre se preocupou em descobrir a origem e manutenção da vida. Várias explicações foram dadas, algumas baseadas em acontecimentos religiosos e outras em experiências científicas. Hoje, se sabe que as biomoléculas são importantes nesse mecanismo biológico. Quais são as duas importantes teorias que tentavam e tentam explicar a origem da vida? 


Abiogênese e biogênese 


Geração espontânea e adaptação radiativa 


Esporulação cósmica e geração espontânea 


Esporulação cósmica e Abiogênese 


Biogênese e adaptação radiativa 

Organismos autotróficos obtêm energia diretamente do sol e os heterotróficos da degradação de moléculas energéticas, tais como os carboidratos e as gorduras. Como chamamos conjunto de transformações e reações químicas através das quais os organismos realizam os processos de síntese e/ou degradação (decomposição).


Metabolismo 


Anabolismo


Degradação de esteroides 


Catabolismo 


Degradação de oligossacarídeos 

A fosforilação oxidativa é um processo que ocorre nas mitocôndrias e apenas em condições de aerobiose. Sendo assim, é responsável pela esmagadora maior parte da energia nos seres que a realizam e seu surgimento foi um grande passo na história evolutiva, possibilitando, talvez, o desenvolvimento de formas de vida mais complexas.

A fonte imediata de energia que permite a síntese do ATP na fosforilação oxidativa é:

 


A passagem de elétrons pela cadeia respiratória.


A diferença de concentração de íons H+ entre os ambientes separados pela membrana mitocondrial interna.


A distribuição de fosfatos de baixa energia do ciclo de Krebs para o ATP.


A transferência de fosfatos de alta energia do ciclo de Krebs para o ADP.


A oxidação da glicose e de outras substâncias orgânicas.

Páginas: 12345678